Jovens da Baixada lançam jogos sobre os ODS da ONU

Os jovens vicentinos Caio Cesar Camargo, de 24 anos, Cendy Domingues, 23, Laura Cecatto, 23, o santista Gregory Valentim, 26, e o guarujaense Luiz Guilherme Lima, 22, lançaram, na noite da última terça-feira (16), a versão digital (plataformas PC e mobile) e física do jogo de tabuleiro ‘Missão 2030: Desafios dos ODS’. O evento foi sediado na casa geek Save Point, localizada no Boqueirão, em Santos.

A proposta do jogo é ser uma ferramenta educativa que busca tornar o aprendizado sobre a Agenda 2030 da ONU mais acessível e envolvente para estudantes. Baseado em princípios de ensino lúdico, ele proporciona uma abordagem dinâmica e interativa para explorar questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Recomenda-se que de dois a quatro jogadores participem de uma partida em ambas as versões.

Cendy revela que, agora, o planejamento do grupo é levar palestras e a aplicação do jogo gratuitamente para as escolas públicas e para as privadas, mediante o pagamento de uma taxa. O game digital é gratuito e ficará disponível para jogar nos modos on-line e local. Já a versão física possui apenas um exemplar por enquanto. Contudo, a equipe pretende expandir a confecção dos tabuleiros, bem como adicionar novos designs, personagens e níveis na versão mobile.

“Nosso plano para o futuro do jogo é que ele seja utilizado nas escolas para compartilhar conhecimento. Desta forma, as crianças e os adolescentes podem conhecer os ODS e fazer parte da implementação dessas metas para um mundo melhor. Já para os adultos, o game poderia ser levado como treinamento em empresas”, explica a jovem.

O game foi desenvolvido pelo quinteto durante os programas Jovens Embaixadores e Repórteres do Clima, promovidos pelo Movimento ODS Santos 2030, entre março e maio. A iniciativa reuniu mais de 40 jovens em capacitações gratuitas para a criação de trabalhos de impacto local para a Agenda 2030, Mudança Climática e Cultura Oceânica. A diplomação dos participantes aconteceu em 21 de junho, durante o Encontro das Cidades ODS, na Associação Comercial de Santos (ACS).

Fomento aos games independentes
A gerente do Save Point, Laura Yamada, destaca que o Save Point foi o lugar ideal para receber o lançamento do game. Aliás, a partir de agosto, toda terça-feira será reservada para desenvolvedores de game independente. “O Save Point é a maior e melhor geek house da Baixada Santista e é um prazer sediar eventos como esse. Acredito que agrega bastante para a nossa cidade”, ressalta.

Para um dos organizadores dos programas Jovens Embaixadores e Repórteres do Clima, Fábio Tatsubô, o lançamento do jogo é o resultado do processo de capacitação do programa. “Orgulhoso de ver que demos um passo para frente muito importante. Tirar os ODS das redes sociais, das quatro paredes dos auditórios, escritórios e gabinetes para chegar mais perto da população, tendo em vista que é para essa geração que estamos trabalhando as metas propostas pela ONU”, define.

O evento foi uma ação do Movimento ODS Santos 2030 com o apoio da Save Point, Z13 GameClub, Pixel Cafe e 13 Bit – Indie Game.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *