A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) reuniu no dia 22 de junho representantes de instituições ligadas à inovação, engenharia, setor portuário e gestão pública municipal para a construção coletiva do plano de trabalho do Desafio Cidades ODS. A proposta inédita busca transformar os desafios urbanos em oportunidades concretas de pesquisa, inovação e impacto social, aproximando a universidade da cidade e estimulando práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O encontro contou com a presença do vice-reitor da Unimes, Prof. Dr. Gustavo Duarte, do professor Nycolas Carvalho, de Henry Suzuki (Tech Brasil Advocates e Mentores do Brasil), de Alexandre Euzébio e Clayton Mangini (Centro de Excelência Portuária de Santos – CENEP), de Cláudio Bastos (Diretor de Sustentabilidade da AEAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos) e de Fábio Tatsubô, Diretor do Departamento de Políticas Públicas dos ODS da Prefeitura de Santos.
Durante dois meses, alunos de graduação, pós-graduação e mestrado irão acolheram dados e desafios apresentados no Encontro das Cidades ODS e desenvolver projetos que serão avaliados, certificados e aprimorados por meio de mentorias com especialistas. Os melhores projetos de cada painel serão incubados na AEAS, recebendo suporte técnico e institucional, além de mentorias oferecidas pelo CENEP, pela TBA e pelo Sebrae Santos, ampliando as chances de transformar ideias em negócios de impacto e gerar soluções sustentáveis para os desafios urbanos.
“O Desafio aproxima a universidade da cidade e transforma os desafios urbanos em oportunidades concretas de pesquisa, inovação e impacto social. Quando unimos academia, poder público, setor produtivo e sociedade civil, ampliamos nossa capacidade de construir cidades mais saudáveis, resilientes e ambientalmente responsáveis”, destacou o Prof. Dr. Gustavo Duarte.
O projeto será desenvolvido entre maio e setembro, com encerramento durante a Semana Global dos ODS (#ACT4SDGs). A expectativa é formar uma ampla rede colaborativa entre diferentes setores da sociedade, impulsionar soluções inovadoras voltadas para saúde e meio ambiente, fomentar novos negócios sustentáveis com impacto social e ambiental e disseminar boas práticas, consolidando a cultura de inovação e sustentabilidade nas cidades.




