Na tarde desta quinta-feira (6), o Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Depods) realizou a primeira visita técnica de 2026 no Núcleo de Educação Étnico-Raciais (NERER). Com o objetivo de acompanhar a evolução de projetos e programas que colaboram diretamente com o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santos e contribuir com a Participação Direta nos Resultados (PDR).
O NERER é vinculado à Secretaria de Educação (Seduc), juntos possuem participação fundamental em práticas pedagógicas antirracistas e indígenas, com base na Lei 11.645/2008 (torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar da rede de ensino fundamental e médio, pública e privada, no Brasil).
O trabalho desenvolvido engloba principalmente o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução de Desigualdades) e o ODS 18 que é brasileiro (Igualdade Étnico-Racial).
As ações realizadas pelo NERER, ajudam a cumprir três metas – 4.7 que é garantir que todos os alunos adquiram conhecimento necessário para promover o desenvolvimento sustentável; 10.2 que busca empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade e 18.8 que assegura a educação de qualidade e não discriminatória.
A assessora do Depods, Viviane de Paula foi a responsável pela visita e observou a necessidade de integrar os ODS no contexto de todas as políticas públicas e ações. Além disso, a responsável pelo NERER, Lucilene Costa, externou a necessidade de colaboração na metodologia de escrita de projetos, que ajuda na participação de premiações e captação de recursos.



Deixe um comentário