Uma série de iniciativas, em 2025, fortaleceu a pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda ESG, sempre com foco na união de esforços entre sociedade civil, empresas, poder público e instituições de ensino.
A Cidade foi a que mais cadastrou ações dos ODS na plataforma #ACT4SDG’s, da ONU. Até o começo de dezembro, foram mais de 3.570 registradas no site, tornando-se a mais engajada do mundo.
Em janeiro, Santos uniu os coletivos em parceria, quando autoridades firmaram o compromisso do ColaBora Mundo, estabelecendo agenda única com foco nas práticas ESG e ODS, garantindo maior sinergia entre os atores locais.
No início de junho, o Fórum da Lei de Incentivo à Reciclagem trouxe capacitações e promoveu uma feira de artesãos que trabalham com materiais de descarte, valorizando a economia circular e o empreendedorismo sustentável.
PORTO
O programa Porto Fortalece Economia Local, desenvolvido pela Autoridade Portuária, Sebrae e Movimento ODS Santos, teve o objetivo de aproximar grandes empresas do setor portuário às micro e pequenas empresas da região, fortalecendo a economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva.
Já a Exposição O Futuro é Agora, organizada pela Transbrasa e Nunes Incentivados, percorreu as cinco regiões levando informação e sensibilização sobre sustentabilidade.
PREMIADOS
Projetos pioneiros de ensino e lideranças engajadas foram condecorados com o Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, no Parque Tecnológico. Cerca de 20 instituições foram homenageadas e premiadas por iniciativas que contribuem positivamente para o desenvolvimento sustentável na Baixada Santista, desde a educação infantil até o ensino médio, especialmente no eixo ambiental.
A Game Jam – Desafio ODS, com o tema “mudança climática”, dentro do Santos Game Power Up 2025, registrou 26 jogos enviados, sendo três premiados com o pacote exclusivo de mentorias quinzenais por seis meses. O projeto Melt foi o vencedor, com R$ 5 mil.
LIMPEZA DA PRAIA
No dia 20 de setembro, Santos quebrou um recorde no World Cleanup Day. Foram mais de 170 instituições com ações por todo o litoral da Baixada Santista, que removeram pouco mais de 2,7 toneladas de lixo das praias e rios e manguezais.
A unificação de agendas promovida pelo ColaBora Mundo reuniu cinco eventos estratégicos entre 25 e 29 de outubro, com o objetivo de promover sinergia entre iniciativas, ampliar a participação dos diversos setores envolvidos e potencializar o impacto das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região portuária. Foram eles – ESG Challenge; IV Jornada ESG Porto de Santos; II Prêmio ESG Porto de Santos, Santos Summit e Bootcamp Cidades Azuis.
DEPODS 2025 EM NÚMEROS
3.570 atividades registradas na plataforma #ACT4SDG’s, da ONU
20 instituições homenageadas no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação
170 instituições removeram pouco mais de 2,7 toneladas de lixo no World Cleanup Day



Deixe um comentário