Neste fim de semana, foram realizadas ações de limpeza nas praias do Boqueirão e do Gonzaga, em Santos. As iniciativas marcaram o encerramento dos mutirões de coleta de resíduos em 2025, com previsão de retorno já em janeiro.
Na manhã de sábado, a etapa final do Projeto Microlixo, iniciativa do Instituto Mar Azul em parceria com a Prefeitura, realizou coleta de resíduos sólidos na faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Esta foi a quarta ação dos últimos dois meses. Ao término do projeto, será haverá comparativo entre todas as etapas para análise dos resultados.
Entre os principais resíduos recolhidos, plásticos, guardanapos e bitucas de cigarro, itens que representam grande impacto ambiental nas áreas costeiras.
O Instituto Mar Azul é uma organização não governamental que atua na defesa da balneabilidade das praias e na preservação da vida marinha. Desde 2013, já realizou 140 mutirões de limpeza, retirando mais de 990 mil fragmentos de lixo das praias, calçadões e áreas costeiras de Santos, incluindo a Ilha Urubuqueçaba e o mar.
SURFLIMPEZA
No Boqueirão, o projeto Surf Limpeza também realizou o último mutirão de coleta de resíduos do ano.
Além da coleta, houve atividade recreativa com pranchas de surf e stand-up paddle, voltada principalmente para crianças e adolescentes, público-alvo do projeto.
Segundo o idealizador, Daniel Frank Thomaz, aproximadamente três toneladas de resíduos foram retiradas da praia ao longo do ano, sendo duas de microplásticos e outros pequenos resíduos, além de uma de macro lixo e resíduos orgânicos.
Daniel também destacou que, ao longo do ano, o projeto realizou quatro oficinas de arte sustentável com os materiais recolhidos.
A iniciativa conta com o apoio e patrocínio da Volcafe, Transbrasa, Fourtrade, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD).



Deixe um comentário