Com o objetivo de acompanhar a evolução de projetos e programas que colaboram diretamente com o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santos e contribuir com a Participação Direta nos Resultados (PDR), entre outubro e novembro, o Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OC) realizou seis visitas técnicas a setores da Prefeitura.
Em outubro, o Depods visitou a Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), que contribui diretamente com a meta 11.4 do PDR que busca proteger o patrimônio cultural e natural.
Também houve visita à Casa da Mulher, que atua diretamente em duas metas do PDR: 5.1, que busca eliminar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas, e a 10.4, que promove políticas de proteção social e redução de desigualdades.
Já em novembro, mais quatro visitas: Companhia de Engenharia de Tráfego de (CET) que avaliou três projetos – Maio Amarelo, iniciativa em reduzir acidentes de trânsito (relacionado ao ODS 3: Saúde e Bem-Estar); Capacitação de Agentes – Gestão de Conflitos, focado no aprimoramento de competências interpessoais dos colaboradores (relacionado ao ODS 4: Educação de Qualidade) e o projeto Incentivo ao uso de bikes, alternativa de veículos sustentável, com foco na promoção da mobilidade sustentável (relacionado ao ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima).
Em seguida, o Centro da Juventude da Zona Noroeste foi um dos escolhidos por ser um espaço fundamental para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Desenvolvimento Social. As ações desenvolvidas no Cejuv ajudam principalmente a cumprir três metas – 4.4, que visa aumentar o número de jovens com habilidades relevantes para o trabalho e a cidadania, 10.2, que busca empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade e 16.1, que consiste em reduzir todas as formas de violência e taxas de mortalidade relacionadas, por meio de atividades que fortalecem o diálogo e a convivência pacífica.
Ainda em novembro, o Festival Arte Preta, evento promovido pela Cultura, em parceria com coletivos culturais santistas. A programação gratuita reuniu arte, ancestralidade, empreendedorismo e resistência. A atração é fortemente ligada ao ODS 18, que foi proposto pelo Brasil na 78ª Assembleia Geral da ONU em 2023.
Para concluir as visitas, foi selecionada a Vila Criativa São Bento, com o programa que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social para profissões na área da beleza. O projeto, reconhecido pelo Prêmio ESG, está diretamente ligado a quatro ODS – ODS 4 Educação de Qualidade; ODS 5 Igualdade de Gênero; ODS 10 Redução das Desigualdades e o ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação.
Para fortalecimento dos projetos e programas, foram sugeridos cursos de capacitação e incentivo à exposição e divulgação dos ODS para Santos alcançar todas as metas até o ano de 2030.



Deixe um comentário