Nos próximos dias 30 e 31, Santos participará do 2º Encontro de Cidades: em direção à Agenda 2030 que será realizado no Museu de Arte do Rio de Janeiro. O tema central será o futuro das cidades brasileiras em meio aos desafios cruciais do planejamento sustentável, financiamento e justiça climática.
O encontro reúne secretárias, secretários e gestores municipais de áreas essenciais como urbanismo, planejamento, desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial de todo o Brasil.
O evento se estabelece como um fórum essencial para a troca de experiências e a construção de estratégias concretas para o avanço da Agenda 2030 e da Ação Climática local. Em um momento fundamental, o “meio do caminho” para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é imperativo que os gestores revisitem seus planejamentos e avaliem o progresso alcançado.
A assessora de projetos da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP), Júlia Mello, ressaltou a importância do evento. “Queremos discutir como a Agenda 2030 está, discutir quais os caminhos, como é que estamos em relação à implementação dos ODS. É um trabalho que deve ser feito em conjunto e de forma transversal, sempre visando também o alinhamento dos ODS ao plano puro anual, à lei de diretrizes orçamentárias, à lei orçamentária anual também, ao plano diretor, um plano de metas também para que seja alcançado isso.”
A ação é uma iniciativa conjunta da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), do Fórum Unicidades e do Escritório de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro. O representante santista será o diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (DEPODS/OC), Fábio Tatsubô.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNi19YwE0d5olSxtT1JqDHRwPLjaQ7pLwYh8l7SGmNoRhgYA/viewform
Edição 2024
A primeira edição do evento, realizada em novembro de 2024, intitulada “Encontro de Cidades – Planejamento e Sustentabilidade”, estabeleceu as bases para esta discussão fundamental. O evento, realizado pela FNP e pelo Escritório de Planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, focou na troca de experiências e na orientação de estratégias para um planejamento urbano mais sustentável.
O 2º Encontro dará continuidade a este trabalho, aprofundando o debate em um momento de urgência climática e social.


Deixe um comentário