II Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade será evento Carbono Zero

A segunda edição do Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade será realizada no dia 13 de outubro, a partir das 16h, no auditório do Parque Tecnológico de Santos (R. Henrique Porchat, 47 – Vila Nova). Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre especialistas, estudantes e profissionais interessados em práticas inovadoras e sustentáveis para a construção civil.

A programação será composta por painéis temáticos que abordam desde tecnologias emergentes até iniciativas de preservação ambiental, passando por cases de sucesso e projetos universitários.

🌱 Evento Carbono Zero
Comprometido com a sustentabilidade, o Fórum será um evento carbono zero, com certificação do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. Após sua realização, serão promovidas ações de compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas, além do incentivo a práticas de baixo impacto ambiental.

Entre as medidas adotadas estão:

  • Plantio de árvores para absorção de CO₂
  • Uso de energia limpa e renovável
  • Redução e gestão eficiente de resíduos
  • Incentivo à mobilidade sustentável (caronas, bicicletas, transporte público)
  • Eliminação de plásticos descartáveis
  • Valorização de fornecedores locais
  • Conscientização dos participantes

“A certificação carbono zero garante que o evento passou por uma avaliação técnica e adotou medidas reais para neutralizar seu impacto climático, esse é o propósito, uma nova forma de planejar e construir”, explica Romolo Biancifiori, um dos organizadores do evento .

Programação:

https://www.odssantos.com.br/2025/09/27/forum-da-construcao-inovacao-e-sustentabilidade-retorna-com-foco-em-solucoes-sustentaveis-para-a-industria-civil/

O Fórum é uma ação do ColaBora Mundo, com patrocínio da Prisma – Sistemas Modulares, produção do ILIS – Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups, e apoio do Parque Tecnológico de Santos, Sebrae Santos, AEAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, e do Departamento de Política Pública dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (DEPODS/GPM).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *