Formação de educação ambiental aborda temas ligados a mudanças climáticas e preservação em Santos

O segundo encontro da Formação Lixo Zero, na Universidade Santa Cecília, foi realizado no sábado (30) abordando temas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mudanças climáticas; Gestão de resíduos sólidos e compostagem; Preservação dos rios, nascentes e oceano; Projetos, parcerias e certificação Lixo Zero; e Como iniciar ou fortalecer uma carreira na área ambiental.

O curso é organizado pelo Instituto Lixo Zero da Baixada Santista. O último encontro presencial está previsto para dia 13. 

A presidente do Instituto Lixo Zero, Jéssica Freteschi, explicou que o evento anual reúne a comunidade para celebrar e discutir em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental, com foco especial nos mares e na vida marinha. “É um compromisso com a educação ambiental acessível e transformadora, fortalecendo redes, formando novos agentes de mudanças e inspirando atitudes mais conscientes e responsáveis em relação ao nosso planeta. A mudança começa através do conhecimento e engajamento da prática, essa transformação é um convite para quem quer fazer parte da solução e não do problema”.

“Foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto pelo conteúdo compartilhado quanto pelas trocas que aconteceram com os participantes. Durante a apresentação, pude abordar os principais fatores que têm impulsionado o aquecimento global, os impactos ambientais, sociais e econômicos das mudanças no clima, e, principalmente, o papel que cada um de nós pode exercer na construção de um futuro mais sustentável”, declarou o primeiro secretário do instituto, André Fabiano.

Fundado em 2017, o instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com a missão de despertar a consciência ambiental e transformar a cultura do lixo em uma cultura de cuidado, recurso e responsabilidade coletiva. Inspirado pelo movimento Zero Waste e pelo Instituto Lixo Zero Brasil, já realizou dezenas de ações na região, como palestras, oficinas, cine-debates, fóruns, mutirões e projetos em escolas e empresas. Entre suas principais iniciativas está o Festival Oceano, evento anual, e Lixo Zero que mobiliza a comunidade em prol da preservação dos mares e da vida marinha.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *