Compensação ambiental reforça propósito sustentável das corridas ‘Correndo com os ODS’ e ‘Forest Run’

Os eventos ‘Correndo com os ODS’, realizado em março, e o ‘Forest Run — Festival das Assessorias de Corrida”, promovida no dia 20 de julho, reafirmam o compromisso com a sustentabilidade por meio de uma robusta estratégia de compensação ambiental de carbono.

‘Correndo com os ODS’ foi um incentivo a divulgação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na Ponta da Praia, com 400 participantes e 5 km de percurso; já a ‘Forest Run’, com 3,3 km de trilhas e obstáculos no Jardim Botânico Chico Mendes, reuniu 500 atletas — incluindo crianças e adultos de diversas faixas etárias — numa celebração à conexão entre esporte e natureza.

Para o Conrado Bertoluzzi, do Instituto Via Green, calcular o impacto climático das duas corridas, foi adotada uma estimativa conservadora. “Consideramos que todos os 900 participantes, 400 em um evento e 500 no outro, se deslocaram sozinhos em carros movidos a gasolina, percorrendo cerca de 10 km. Esse modelo resultou numa emissão aproximada de 3,5 toneladas de CO₂”, detalha o organizador.

Como contrapartida, os organizadores realizaram a compensação, foram distribuídas 200 mudas de árvores nativas, com potencial de sequestrar até 40 toneladas de CO₂, baseado na equivalência de 5 mudas para cada tonelada compensada.

Já Diego Nunes, um dos organizadores, explica que as corridas também adotaram boas práticas ambientais: recolhimento e encaminhamento de copos plásticos para cooperativas, informativos exclusivamente digitais, incentivo ao uso de transporte coletivo e bicicletas e alimentação orgânica e de produtores locais para os atletas.

Ambas atividades contaram com e ações educativas, ‘Correndo com os ODS’ teve participação especial do ator e corredor Fernando Monteiro, interpretando o personagem Dr. ONU; já o ‘Run Forest’, teve o Capitão Verde que interagiu com o público com humor e consciência.

O patrocínio do ‘Correndo com os ODS’ foi da Eldorado Brasil Celulose e do ‘Forest Run’ foi da DP World, ambas via Promifae (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte), correalização da Secretaria de Esportes (Semes), e apoio da Associação Comercial de Santos, Movimento ODS, Biz Propaganda e SantosPress Comunicação.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *