O Prêmio ODS Boas Práticas na Educação destacará as escolas e os educadores que são protagonistas no desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável na Baixada Santista. A cerimônia de premiação da primeira edição, que teve como foco ações ambientais, será realizada nesta segunda-feira (7), no auditório do Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova), das 14h às 16h. A entrada é gratuita e limitada à capacidade do local.
A premiação é promovida pelo Movimento ODS Santos 2030, com apoio da Prefeitura. As unidades de ensino das nove cidades da região puderam inscrever seus projetos por meio de um formulário on-line. As boas práticas foram avaliadas pela especialista em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), Viviane de Paula, que selecionou 18 instituições finalistas, com 30 projetos. Os escolhidos disputarão prêmios em categorias divididas entre escolas públicas e privadas, e por níveis de ensino: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio.
Além de certificados, os finalistas ganharão um jogo da memória sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvido pelo Mimos para Todos, signatário do Movimento ODS Santos 2030. Segundo a diretora da iniciativa, Lillian Miyuri, o jogo desenvolve memória, atenção e percepção visual, além de permitir diversas formas de brincadeira, para além do modelo tradicional.
“Podemos fazer dinâmicas em que cada participante sorteia um ODS e cria uma solução para problemas relacionados a ele, discutir os temas e deixar as crianças inventarem novas formas de brincar”, afirma uma das idealizadoras do jogo. “A ideia surgiu após nos tornarmos signatários e nos encantarmos com a possibilidade de levar esse conhecimento a mais pessoas, principalmente às crianças. Com o jogo, o aprendizado fica muito mais divertido e fácil”, destaca.
Os condecorados também receberão troféus e camisas personalizadas do prêmio, fruto de parceria com a Santos Brasil. A gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da empresa portuária, Béatrice de Todo Dupuy, ressalta que o evento está alinhado aos valores da empresa. “Acreditamos que a transformação começa pela educação. Ao apoiar o Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, reforçamos o compromisso com o futuro sustentável da Baixada Santista, reconhecendo o protagonismo de professores, alunos e escolas que fazem da sustentabilidade uma prática diária”, explica.
AVALIAÇÃO
Os 30 projetos selecionados passam por avaliação de uma equipe julgadora, formada por representantes do Diário do Litoral, da Strong Business School e da Santos Brasil. Todos os projetos integrarão um banco de boas práticas que servirá como referência para outras instituições educacionais da região. Dessa forma, o prêmio visa fomentar parcerias estratégicas e ampliar o impacto das ações sustentáveis no ambiente escolar.
O diretor do Diário do Litoral, Alexandre Bueno, avalia que as ações apresentadas têm potencial transformador na sociedade. “Projetos como esses solidificam essa necessidade que temos de viver em um ambiente mais saudável, igualitário e engajado com o bem-estar de nossa sociedade. Esperamos que todos os envolvidos possam levar adiante essa mensagem e contribuir para o crescimento das boas práticas ODS”, finaliza.
Já o coordenador de pesquisas da Strong Business School, Luciano Schmitz, revela que encontrou abordagens como inclusão, igualdade de gênero, sustentabilidade, saúde, cidadania e redução das desigualdades. De acordo com o avaliador, além de melhorar o engajamento escolar e fortalecer as práticas pedagógicas, esses projetos atuam principalmente na formação de indivíduos mais críticos e comprometidos com a transformação de seus territórios.
“Pude constatar a coragem dos educadores da região, juntamente com seus alunos, em enfrentar realidades complexas com sensibilidade, inovação e propósito. Espero que esses projetos possam inspirar e multiplicar novas ideias, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa e resiliente”, projeta.
HOMENAGENS
A premiação também reservará um espaço para homenagear instituições e líderes que se destacaram na 17ª meta dos ODS da ONU – Parcerias e Meios de Implementação em prol da educação. A auditora Viviane de Paula reconhece que “este prêmio é um verdadeiro farol de inspiração, destacando o poder da colaboração e da inovação. A força do coletivo é o que sustenta o progresso global. Nada mais justo do que celebrar aqueles que inovam, conectam e promovem parcerias capazes de transformar sonhos em realidade”.
Por fim, o diretor de Novos Negócios da MS Content, João Paulo Cortez, homenageia todos os participantes, finalistas ou não, da iniciativa. “Tudo vem da educação. É muito engrandecedor ver a quantidade de crianças, adolescentes e professores que se propuseram a participar deste prêmio, ainda mais com uma temática tão importante, que é o meio ambiente e a sustentabilidade”, conclui.
O Prêmio ODS Boas Práticas na Educação conta com o apoio da Santos Brasil, Diário do Litoral, Strong Business School, MS Content, Viviane de Paula e do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos.



Deixe um comentário