Representantes de Cubatão utilizam Santos como modelo para implementar sistema de transparência

A Prefeitura de Santos recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), representantes da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Cubatão para apresentar a implementação do sistema de transparência da Administração Municipal.

A comitiva cubatense participou de duas apresentações conduzidas por representantes do Gabinete do Prefeito Municipal (GPM). Na primeira, o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Fábio Tatsubô, expôs como, por meio da transparência e da análise de dados, a Prefeitura iniciou seu plano de ação para o cumprimento das metas ambientais, econômicas e sociais da Agenda 2030 da ONU.

Na sequência, o coordenador da Transparência, Rudnei Santiago, detalhou o desenvolvimento contínuo do Portal da Transparência, que conta atualmente com mais de 90 ferramentas que disponibilizam informações acessíveis à população. Uma das principais plataformas é a de Dados Abertos, que permite vincular, comparar e integrar estatísticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O assessor especial do prefeito de Cubatão, Vinícius Almeida, destacou que o interesse em conhecer o trabalho da administração santista surgiu após monitoramento das iniciativas de transparência nas cidades vizinhas, em que Santos se destacou. Ao final da visita, Almeida avaliou o encontro como produtivo, abrindo caminho para a possível implantação de um modelo semelhante em Cubatão.

“Tivemos como grande referência a organização da Prefeitura de Santos, o cuidado na gestão e a qualidade das informações publicadas no Portal da Transparência. Reconhecemos que Santos percorreu um longo caminho, marcado por muito trabalho e dedicação, que resultou em um modelo exemplar, passível de ser replicado em outras cidades. Obtivemos informações valiosas que certamente levaremos para nosso município”, afirmou.

Por sua vez, o coordenador da Transparência de Santos Rudnei Santiago ressaltou que todo o trabalho é orientado pela empatia, buscando antecipar quais informações a população deseja acessar. A partir das demandas mais frequentes no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a equipe identifica quais novas ferramentas podem ser desenvolvidas.

“Trata-se de um desafio contínuo. Diariamente, surgem novas ideias para garantir a disponibilização ativa das informações, assegurando que estejam acessíveis permanentemente. Além disso, trabalhamos para que o acesso seja simples e intuitivo, priorizando a usabilidade do portal para todos os cidadãos”, concluiu Santiago.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *