Salão-Escola Autoestima de Santos é finalista de prêmio nacional de sustentabilidade

O Salão-Escola Autoestima – Vila da Beleza, iniciativa da Prefeitura de Santos voltada para capacitação profissional e inclusão social, é um dos nove finalistas da terceira edição Prêmio ESG do Grupo Tribuna. A premiação, que recebeu mais de 30 projetos de todo o Brasil, busca reconhecer iniciativas que promovem boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável.

Os finalistas do Prêmio ESG estão divididos em três categorias, cada uma correspondendo a um dos pilares do conceito ESG: ambiental (Environmental), social (Social) e governança (Governance). Um comitê técnico especializado selecionou três iniciativas para cada segmento, levando em consideração critérios como impacto, inovação, alcance e replicabilidade. O Salão-Escola Autoestima está na categoria Social.

Além dessas categorias, também será concedido um prêmio por voto popular, que está aberto ao público até esta terça-feira (8). Os internautas podem acessar a página de votação pelo link oficial https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH-gTAuYZUpW8Ie3G4%5FSWpz4C0PiacAbW7dKFh1Okdct4ACQ/viewform e escolher entre os nove projetos finalistas. No formulário, o projeto está listado como ‘Vila da Beleza’, com um vídeo de apresentação e o campo para envio do voto.

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia a ser realizada na próxima quinta-feira (10), às 18h30, no auditório do Grupo Tribuna, no Centro Histórico de Santos.

IMPACTO

O Salão-Escola Autoestima é um projeto referenciado à Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codeso), da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos (Seds). Ele une serviços de beleza com capacitação profissional, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem um impacto direto na vida dos beneficiários, promovendo transformação pessoal, social e econômica por meio do ensino de profissões ligadas à área da beleza e estética.

Atualmente, o Salão-Escola Autoestima conta com duas unidades, localizadas nas comunidades da Vila Nova e do Morro São Bento, regiões marcadas por desafios sociais e econômicos. Nessas localidades, o projeto se torna uma ferramenta essencial para o resgate da autoestima, inclusão produtiva e fortalecimento de vínculos comunitários.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Seds, Julianna Laffront, destaca que as Vilas da Beleza oferecem novas oportunidades e ajudam a transformar vidas. “Nossa equipe é dedicada, e muitos instrutores são ex-alunos do projeto. Cada participante é preparado para o mundo do trabalho, fortalecendo sua autonomia e sua capacidade de realizar sonhos. Essa iniciativa está inserida na política de assistência social, proporcionando atendimento técnico e apoio na construção de novos caminhos”, explica.

A iniciativa oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas da beleza, preparando os participantes para o mercado de trabalho e estimulando o empreendedorismo. Os cursos incluem:

  • Cabeleireiro (400h – 80 vagas/ano)
  • Barbearia (200h – 108 vagas/ano)
  • Manicure (200h – 60 vagas/ano)
  • Alongamento de Unhas (40h – 48 vagas/ano)
  • Design de Sobrancelhas e Maquiagem (80h cada – 48 vagas/ano por curso)
  • Tranças Afro (80h – 60 vagas/ano)

As aulas incluem conteúdos teóricos e práticos, com materiais e equipamentos fornecidos gratuitamente. Alunos atendem ‘modelos externos’ de forma gratuita para práticas supervisionadas, garantindo experiência real de atendimento ao público.

Desde sua criação em 1991, o projeto já capacitou mais de 8.398 pessoas, ajudando muitas delas a conquistarem autonomia financeira, abrirem seus próprios negócios ou se inserirem no mercado de trabalho formal. Apenas de 2014 em diante, foram realizados cerca de 135 mil procedimentos nas instalações. Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *