A corrida ‘Correndo com os ODS’, que une esporte, sustentabilidade e inclusão, teve suas 500 vagas preenchidas em apenas cinco minutos, demonstrando o alto engajamento do público com a iniciativa. O evento inédito será realizado no dia 23 de março (domingo), a partir das 7h, na Ponta da Praia, em Santos, com concentração na Avenida Mario Covas, em frente ao Gate 22 e Armazém 39.
Além de incentivar a prática esportiva, a corrida busca promover a saúde e o bem-estar, reduzir desigualdades e reforçar a igualdade de gênero, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, diversas iniciativas sustentáveis serão implementadas, como kits com sacolas reutilizáveis, reciclagem de copos plásticos, substituição de materiais impressos por informativos digitais, compensação de emissões com plantio de árvores, incentivo ao transporte coletivo e fornecimento de alimentos orgânicos de produtores locais.
“O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação, incentivo a hábitos saudáveis e fortalecimento de valores essenciais como cooperação e inclusão. Estamos entusiasmados em fazer parte dessa iniciativa e continuaremos apoiando ações que impulsionam um futuro mais sustentável, inclusivo e equilibrado para todos”, destaca o coordenador Administrativo Financeiro da Eldorado Brasil Logística (EBLog), Lucas Miraglia.
Para o diretor da Via Green Institute, Conrado Bertoluzi, a adesão imediata do público comprova a relevância da iniciativa. “Trata-se de um evento inédito, de caráter socioeducativo e de suma importância para a propagação das 18 metas criadas para auxiliar a construção de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo até 2030”, destaca.
Diego Nunes, realizador do evento, reforça que cada detalhe foi planejado para gerar impacto positivo. “Tudo foi pensado para integrar os ODS na prática, desde o incentivo à atividade física até a economia circular com resíduo zero. A corrida é uma maneira concreta de promover saúde, consciência ambiental e inclusão social ao mesmo tempo”, explica.
O coordenador do Movimento ODS Santos, Fábio Tatsubô, ressalta que o evento é uma oportunidade de ampliar a conscientização sobre os ODS. “Santos tem uma sociedade civil, iniciativa privada e administração pública engajadas com os ODS. Essa corrida leva os ODS das redes sociais para as ruas, aproximando a população dessa agenda global”, afirma.
Além da corrida, os participantes contarão com a presença especial do ator e corredor Fernando Monteiro, que interpretará o Dr. ONU – um médico especialista nos ODS. De forma lúdica, ele interagirá com o público, prescrevendo “receitas” para curar os males do mundo. “Vamos falar sobre aquecimento global e sustentabilidade de um jeito leve e divertido, mostrando como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença”, explica Monteiro.
O evento é uma realização da Nunes Projetos Incentivados e do Instituto Via Green, com patrocínio master da Eldorado Brasil Celulose por meio do PROMIFAE (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte), correalização da Secretaria de Esportes de Santos e apoio do Movimento ODS Santos, Associação Comercial de Santos, Biz Propaganda e SantosPress Comunicação.
A iniciativa está alinhada aos ODS 3, 8, 11, 12, 13, 15, 16 e 17, promovendo impacto positivo na saúde, sustentabilidade e inclusão social.


Deixe um comentário