Iniciativa que conta com voluntários auxiliando munícipes no encaminhamento de demandas sobre serviços públicos à Ouvidoria Municipal, o programa Amigos do Bairro será reestruturado. A nova versão vai ser focada em educação permanente e na capacitação dos participantes para atuar junto aos públicos de escolas e unidades de saúde.
A reformulação foi definida na primeira reunião do grupo em 2025, atendendo a pedidos dos próprios voluntários. Desde a criação do programa, há três anos, eles atuam no contato com munícipes para orientar sobre como enviar solicitações, denúncias, reclamações, elogios e sugestões à Ouvidoria. Para isso, quando iniciam no projeto, passam por capacitações em temas como preservação do meio ambiente, segurança, zeladoria e o próprio funcionamento da Ouvidoria. Atualmente, 40 pessoas estão inscritas.
O ouvidor municipal, Marcos Libório, destacou que a reestruturação se dará porque as atividades não se restringem somente ao encaminhamento de manifestações à Ouvidoria. Agora há a necessidade de ampliar o envolvimento com a comunidade que frequenta serviços municipais, como escolas e policlínicas. “Temos de ampliar a capacidade do Amigos do Bairro, agregar qualidade ao trabalho e ao contato com esses públicos, com mais capacitação e outros tipos de abordagens. Os próprios voluntários interagem com locais de grande concentração de pessoas, passando o conhecimento sobre preservação ambiental, zeladoria e como evitar doenças, por exemplo, mas é preciso investir na educação permanente deles”.
Uma capacitação será realizada em um mês, abordando assuntos como manutenção de um ambiente saudável, prevenção de doenças, educação e uso correto das ferramentas de ouvidoria. E, administrativamente, o programa voltará a ter um calendário de atividades, a ser desenvolvido por uma nova equipe de coordenação. Entre as atribuições, haverá contato com todos os voluntários inscritos para a reafirmação da continuidade no programa e a abertura para novos interessados.
VOLUNTÁRIO
Participante desde 2022, quando o Amigos do Bairro foi instituído, Rui da Silva Figueira destacou que a receptividade da população é muito positiva ao programa, especialmente nas abordagens e no auxílio às demandas para a Ouvidoria. Mas, segundo ele, em razão da proximidade com os moradores dos bairros que visitam, com capacitações permanentes será possível informá-los de forma atualizada e assertiva sobre como cuidar das plantas e preservar árvores, promover reciclagem, colocar o lixo na rua na hora certa, evitar proliferação de mosquitos transmissores de doenças, entre outras.
“O fundamental é ter conhecimento, comunicação e comprometimento, para o Amigos do Bairro andar junto com a população e ser reconhecido como um apoio para resolver os problemas”.



Deixe um comentário