A Campanha Verão Limpo 2025 inicia sua agenda neste próximo final de semana (08 e 09/02) à partir das 09:00 horas nas praias da cidade de São Vicente, organizada pela ONG Ecomov em parceria com a Empresa Terrestre Ambiental do Grupo Terracom e o GAEMA Baixada Santista (MP-SP), tendo o apoio da Prefeitura de São Vicente através da Secretaria de Meio Ambiente e instituições parceiras da ONG como os Escoteiros do Ar e Ipupiara.
A campanha realizada pela ECOMOV em sua (9ª) temporada tem como o objetivo alertar as pessoas sobre o impacto do micro lixo gerado no verão. A iniciativa terá tendas espalhadas pela cidade em pontos estratégicos com equipe de colaboradores voluntários onde irão percorrer as praias do Itararé, Canto do Ilha Porchat, Milionários e Gonzaguinha coletando os resíduos afim de minimizar o impacto causado pelo descarte inadequado gerado nas praias devido ao alto consumo de alimentos em geral no verão. ”Além de mobilizar pessoas dedicadas a preservar as praias, a ação reflete de forma direta ao banhista como um apelo sobre o problema que afeta a biodiversidade marinha local há anos “, comenta Rodrigo Azambuja, Presidente da organização. ”Esse projeto vem desde 2017 sendo realizado como uma forma de educar a população para proteção dos oceanos e das nossas praias, além de termos um meio ambiente mais limpo e protegido”.
Nos dias 08 e 09/02 as tendas estarão em pontos próximos às praias dos Milionários e Ilha Porchat, (onde já foram realizados treinamentos nos últimos finais de semana) onde os voluntários farão a triagem dos materiais para uma pesquisa da instituição onde gerou junto ao MP-SP dois inquéritos civis (42-2019 e 55/2023) tratando sobre lixo nas praias e a mortandade de animais marinhos na região e a formação da lei do plástico, conceito de economia circular beneficiando o comércio de praia em incentivos fiscais pela contenção desses materiais, evitando de irem para o mar.
A agenda vai de 08/02 e tem seu término no dia 30/03, sendo realizada aos sábados e domingos a partir das 09:00 horas. Os demais interessados em participar como voluntários, devem entrar em contato pelo WhatsApp 13 997186701 da coordenação da campanha.



Deixe um comentário