Santos apresenta case na Conferência Nacional dos ODS e marca presença com delegado oficial

A cidade de Santos participará da 1ª Conferência Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que acontece em Brasília entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2026.

O diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos e coordenador regional da Baixada Santista do Movimento Nacional ODS SP, Fábio Tatsubô, foi eleito com 49 votos para representar o município na etapa nacional. Como suplentes, foram escolhidos a jornalista Addriana Cutino, o coordenador do Núcleo ODS da Área Continental de Santos, Gerson Bento, e a diretora escolar Paloma Paulino.

Na programação oficial, no dia 30, na Sala Caixa Econômica Federal, Santos apresentará o case “ODS na Gestão Pública”, destacando dados, indicadores, plano de ação transversal e os benefícios do Selo Governança para a administração municipal.

Iniciativa inovadora
A Conferência Nacional dos ODS é promovida pela Comissão Nacional dos ODS e reforça uma visão integrada do desenvolvimento sustentável. A proposta evidencia que áreas como saúde, educação, trabalho e alimentação estão interligadas e devem ser pensadas de forma conjunta.

Em Santos, o processo de mobilização mostrou que muitas pessoas já aplicam os ODS em suas rotinas, conectando práticas locais a uma agenda global.

Etapas e propostas
Em todo o país, foram registradas 424 etapas livres, demonstrando o engajamento da sociedade civil e dos municípios na construção coletiva da agenda.

Durante o processo, Santos apresentou propostas para os seis eixos da conferência, reafirmando seu compromisso com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a construção de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030.

Saiba mais: https://www.conferenciaods.org/