A Prefeitura de Santos participou, na última quarta-feira (17), do evento virtual “Entrega dos Relatórios Locais Voluntários (RLV) — Caixa & Municípios pela Agenda 2030”, promovido pela Caixa Econômica Federal. O encontro reuniu mais de 160 participantes e representantes de 31 municípios brasileiros para celebrar a conclusão do ciclo de entrega de 50 Relatórios Locais Voluntários, desenvolvidos por meio da parceria entre a Caixa e o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).
Santos foi destacada por conquistas reconhecidas nacional e internacionalmente. O Município possui o Selo Caixa Gestão Sustentável Safira e lidera o número de ações cadastradas na plataforma global ACT4SDG´s, da ONU, com cerca de 4 mil iniciativas registradas em 2025.
Entre os principais avanços destacados pela Caixa estão: criação do Depods, em 2022; a implantação da plataforma Dados Abertos, compartilhada também com os municípios de Cubatão e Guarujá; o Plano de Desenvolvimento de Resultados (PDR); o Comitê ODS Santos; e a alteração da Lei Orgânica Municipal, que passou a garantir a continuidade das políticas públicas alinhadas aos ODS independentemente das mudanças de gestão.
Representando Santos, o diretor do Departamento de Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods), Fábio Tatsubô, apresentou a trajetória do Município na implementação da Agenda 2030. O convite para a participação foi feito pela própria Caixa após o Encontro das Cidades ODS, realizado em Santos, em maio deste ano.
Durante a apresentação, Fábio destacou que o compromisso santista com o desenvolvimento sustentável começou em 2012 e foi fortalecido com a adesão ao Programa Cidades Sustentáveis, cuja Carta Compromisso já foi reafirmada quatro vezes pelo Município.
Para a Caixa, a experiência santista demonstra o potencial da articulação entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada na aceleração da Agenda 2030. “Hoje celebramos a gestão pública responsável, transparente e alinhada ao futuro. A transformação global exigida pela Agenda 2030 começa na gestão local em parceria com a Caixa”, destacou Joyce Rocha, líder do Grupo de Trabalho sobre a Conferência Nacional dos ODS da Vice-Presidência de Sustentabilidade e Cidadania da instituição.




