A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) organizou na cidade de São Paulo a Reunião da Coordenadoria Nacional do programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil. O evento reuniu coordenadores de todo o País para celebrar os 10 anos de atuação do projeto, dedicados à promoção da saúde bucal, transformação social e ao cuidado com as pessoas na última terça-feira (27).
Participaram da reunião mais de 60 pessoas de municípios diferentes, entre elas, professores, pesquisadores e cientistas. Representando a cidade de Santos, o diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OC), Fábio Tatsubô, foi um dos convidados para falar sobre as práticas sustentáveis. Ele ministrou a palestra sobre como é possível transformar políticas públicas por meio do uso estratégico de dados, indicadores, planos de ação transversais e pactuação de metas. O enfrentamento das mudanças climáticas também foi tema central.
Além de contribuir integralmente com o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), o projeto também busca promover responsabilidade social, consciência ambiental e sustentabilidade.
“O projeto se consolidou como uma iniciativa estruturada e contínua, fundamentada nos princípios da responsabilidade social, da consciência ambiental e da sustentabilidade. Cada ação é pensada para gerar um impacto positivo real, respeitando as comunidades atendidas, promovendo a educação em saúde e fortalecendo uma cultura de prevenção. Nós acreditamos que transformar realidades exige compromisso de longo prazo, atuação ética e integração entre pessoas, instituições e propósitos. os ODS e ESG no segmento odontológico, reforça estes compromissos”, concluiu a doutora da ABO, Amélia Mamede
SOBRE O PROGRAMA
Um Sorriso do Tamanho do Brasil é um programa social contínuo que usa educação, prevenção e atividades práticas para promover a saúde bucal no Brasil, alcançando crianças e comunidades em todo o território nacional com parcerias da administração pública e do setor privado.
O programa é idealizado e coordenado pela ABO e tem parcerias com empresas e instituições, realizando diversas ações locais com ajuda das secretarias municipais. Os voluntários das ações são dentistas, acadêmicos de odontologia e equipe de saúde bucal.
O projeto já beneficiou milhões de pessoas em várias regiões do Brasil nesse período, com enfoque especial na educação em saúde bucal infantil, reforçando a importância de práticas preventivas para evitar cáries e outras condições que afetam a qualidade de vida desde a infância.



Deixe um comentário