Museu itinerante contará histórias do São Manoel, em Santos


O Museu Comunitário de São Manoel, primeiro de periferia da Baixada Santista, será inaugurado neste sábado (18). A atração será itinerante, ou seja, uma exposição que se desloca para diferentes locais, levando acervos e atividades educativas para onde o público estiver.

O ponto de partida será às 14h na Horta Comunitária Bons Frutos (Rua Cel. Feliciano Narciso Bicudo, 434). Já a cerimônia de inauguração será no Centro Comunitário (Caminho São Manoel, 35), a partir das 16h

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo que os visitantes serão convidados a percorrer o roteiro itinerante, guiados por moradores do bairro, com saídas às 14h e 15h.

O museu fomenta um novo entendimento sobre a área, dando voz aos moradores e frequentadores e abrindo espaço para o restante da região conhecer a história do bairro.

“O Museu de Periferia veio abrilhantar os talentos e mostrar os legados aqui deixados por quem partiu, ou se mudou. Vivências e muitas lutas, com desgastes físicos e muitas vezes emocional, mas sempre lutando por um lar em família e com a família. Todos estamos muito orgulhosos desse legado, registrado em lugares que fizeram e fazem história, disponível a quem quiser nos conhecer”, conta a artesã e moradora, Regiane Cipriano.

O museu percorre a história do São Manoel e da região desde os anos 1950, quando surgiram os primeiros loteamentos, até as lutas e conquistas mais recentes.

A exposição de abertura traz as lentes de Felipe Beltrame, revelando a beleza do cotidiano que pulsa no bairro.

O circuito atravessa praças, ruas e espaços que guardam a memória do território. E as salas temáticas apresentam cinco eixos que contam a vida do bairro, do passado ao futuro.

O projeto faz parte da iniciativa Diálogos Construtivos, realizada pelo Instituto Elos, pela Associação de Moradores da Rua João Carlos da Silva, pela Associação de Moradores do Bairro São Manoel e com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP).  Apoio do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (DEPODS/OC).


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *