A segunda edição do Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade será realizada no dia 13 de outubro, das 16h às 21h, no auditório do Parque Tecnológico de Santos (R. Henrique Porchat, 47 – Vila Nova). Com entrada gratuita, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre especialistas, estudantes e profissionais interessados em práticas inovadoras e sustentáveis para a construção civil.
A programação será diversificada, composta por painéis temáticos que abordam desde tecnologias emergentes até iniciativas de preservação ambiental, passando por cases de sucesso e projetos universitários.
A ação é do ColaBora Mundo, com realização da Prisma e organização do Movimento ODS Santos e do ILIS – Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups.
Para Romolo Biancifiori, um dos organizadores do evento, a inovação na construção civil nasce de projetos que aliam criatividade, sustentabilidade econômica e eficiência na redução dos impactos ambientais.
“A construção civil tem um papel significativo no aquecimento global, sendo responsável por uma parcela expressiva das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Só a produção de cimento responde por cerca de 6% das emissões mundiais de CO₂, devido ao alto consumo energético envolvido em sua fabricação. A inovação nos processos é essencial — inovar para preservar e construir para transformar”, explica Romolo Biancifiori.
Programação
16h – Coffee Break
17h – Abertura Oficial
Abertura com Romolo Biancifiori, CEO da Prisma, apresentação das autoridades convidadas e discurso inaugural que marca o Fórum como uma aula simbólica de integração entre academia e mercado.
17h20 – Painel 1: Histórias que Inspiram – Sustentabilidade, ODS e ESG
Formato TEDx com mediação jornalística do Grupo A Tribuna e facilitação de Márcio Cruz (Sebrae)
Participações:
- Grupo Avin / BTG Pactual e Alva: energia solar na transição energética
- Criando Valor: realidade aumentada para eficiência e transparência
- Eng. Antônio Mazza: microflorestas urbanas líquidas
- Manuel Toledo: Obra Lean e produtividade sustentável
- Arq. Mirian Almeida: construção com EPS (isopor)
18h30 – Painel 2: Prisma e Cases de Inovação
Mediação de Romolo Biancifiori, com apresentação da visão da Prisma sobre ODS e ESG
Cases:
- Prisma: tecnologia na construção civil e patrimônio
- AEAS: sustentabilidade como norte profissional
- Leonardo Borelli (Bracell): inovação na celulose
- Murilo Mello (ex-Brasil ao Cubo): construção modular
19h15 – Painel 3: Tecnologia e Patrimônio
Facilitação de Adriano Rodrigues
- Arq. Valéria Affonso: preservação patrimonial com nuvem de pontos (3D)
- Arq. Alessandro Lopes: BIM aplicado à sustentabilidade e eficiência energética
20h – Encerramento Geral
Síntese dos painéis, convite às universidades para atividades conjuntas, networking e visita guiada ao Parque Tecnológico
O Fórum reafirma seu papel como espaço de convergência entre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano, fortalecendo o diálogo entre academia, setor produtivo e sociedade.
O evento é uma ação do ColaBora Mundo, com o patrocínio da Prisma – Sistemas Modulares, produção do ILIS – Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups, e apoio do Parque Tecnológico de Santos, Sebrae Santos, AEAS – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos e Departamento de Política Pública dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (DEPODS/GPM).



Deixe um comentário