A cidade de Santos foi convidada para representar o Brasil no Curso Internacional sobre ODS e Projetos Comunitários, em parceria com diversos países lusófonos. A aula será neste sábado às 13:30 com transmissão ao vivo no YouTube. As aulas são gratuitas, promovidas pelo Centro de Ensino de Educação Ambiental (CEEA).
A formação tem como objetivo informar e formar um cidadão crítico e criativo, desenvolver conhecimento e fortalecer competências sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conectando teoria e prática, com foco em projetos comunitários e soluções sustentáveis.
O representante da cidade será o chefe do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (DEPODS/GPM), Fábio Tatsubô. Que irá compartilhar toda sua experiência e os projetos realizados na Baixada Santista, baseados em 5 ODS:
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima;
ODS 14: Vida na Água;
ODS 15: Vida Terrestre;
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.
Além dele, o curso reúne uma grande diversidade de perfis, professores, estudantes, gestores públicos e privados, organizações da sociedade civil, líderes comunitários, empresas, empreendedores sociais e educadores ambientais. É um espaço colaborativo que promove não só aprendizado, mas também networking, parcerias e trocas de experiências entre os países de língua portuguesa.
O fundador e diretor-geral do CEEA, Abudo Gastão, explica como funciona o curso e valoriza a união dos países. “É uma oportunidade única de troca de saberes, troca de conhecimento, troca de experiências, network etc. Nós focamos mais como é que está a ODS, trazendo experiências práticas, como que pode implementar um projeto ligado ao ODS, um projeto comunitário. Ou seja, nós fazemos uma conexão em relação à teoria e à prática. É um curso que tem proporcionado o melhor para todos os participantes”
O curso é aberto para todos os países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Centro de Ensino de Educação Ambiental (CEEA)
O Centro de Ensino de Educação Ambiental (CEEA) nasceu do compromisso com um futuro mais sustentável, justo e consciente para Moçambique e o mundo. Criado com o propósito de responder aos desafios crescentes da crise ambiental e da exclusão social, o CEEA iniciou a sua caminhada como uma iniciativa de base comunitária, evoluindo para se tornar uma referência em educação ambiental, formação prática e mobilização social.
Desde os primeiros passos, tem atuado em zonas urbanas e rurais, em especial atenção às comunidades em situação de vulnerabilidade. Acredita-se que a mudança começa pela educação, por isso, unem teoria e prática em cursos, oficinas, projetos e campanhas que fortalecem capacidades locais, estimulam a cidadania ecológica e promovem soluções sustentáveis.


Deixe um comentário