Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Judoca Ricardo Sampaio (Caruara) participaram de uma palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo reflexões profundas sobre cidadania, meio ambiente e qualidade de vida.
A atividade, voltada para o fortalecimento do pensamento crítico entre os jovens, foi recebida com entusiasmo pelos alunos. Para Ariany Barbosa Dias, a experiência foi transformadora. “Achei a palestra excelente. Aqui no ensino médio é uma correria — só estudo e trabalho — e às vezes a gente precisa parar e pensar no que está ao nosso redor. Os ODS fazem muito sentido aqui no Caruara por causa do nosso estilo de vida. A gente precisa de um meio mais sustentável para viver”, explica.
A palestra, realizada na última sexta-feira (8) também contou com o apoio da equipe pedagógica da escola. Segundo a coordenadora Ana Paula Menezes de Souza Neves, que acompanhou a atividade, o evento representa um marco importante para a comunidade.
“Estou orgulhosa por termos aqui um ex-aluno que se formou conosco e hoje representa o projeto. As informações foram muito bem apresentadas e claras. Isso pode ser um divisor de águas, um bairro distante, a comunidade precisa se deslocar para tudo. A instalação do projeto aqui vai trazer recursos, despertar o interesse da comunidade em estudar, buscar conhecimento e se aperfeiçoar”, definiu.
A palestra foi conduzida por Gerson Bento, representante do Departamento de Política dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DEPODS / GPM), que compartilhou sua emoção ao retornar à escola onde estudou. “É um orgulho poder apresentar os ODS na escola onde eu estudei e me formei. Voltar como palestrante e contribuir com a formação dos alunos é uma experiência muito especial.”
A ação integra os esforços da Prefeitura de Santos e de parceiros institucionais para ampliar o acesso à informação e estimular a participação ativa da juventude na Agenda 2030.



Deixe um comentário