Ações em Santos apontam dados sobre resíduos nas praias

Um balanço realizado pela ECOMOV – Ecologia em Movimento neste ano de 2024 nas praias de Santos revelam um auto índice de embalagens alimentares descartadas incorretamente, proveniente de consumo local e de origem doméstica. 

Neste ano a organização promoveu (4) quatro ações nas praias Ponta da Praia e Emissário Submarino – José Menino nos meses de Junho, Agosto, Outubro e Novembro, em baixa temporada, onde a maior predominância de resíduos acontecem devido as chuvas, mudanças de correntes marinhas. Os locais ao extremo destaca pontos de ocorrência de animais marinhos como as tartarugas. 

📊 Balanço de 2024

Em parceria com a ODS Santos e Universidade Santa Cecília e empresas como a DSV Latam, Bunzl Latam e NTT Data Brasil Latam, totalizaram 428,06 kg de lixo marinho (micro e macro lixo) retirados somente em Santos. Foram (2) duas ações na ponta da praia e (2) duas ações no emissário. Os dados apontam a mesma informação. Entre os 1,165 resíduos triados e catalogados, os alimentos 63%, o tabaco: 30% e Fármacos/Higiene/Cosméticos com 7%. Nas três (3) agendas (Junho, Outubro e Novembro) foram percorridos 69, mil M2, 81,6 kg coletados e pesados com a participação de 37 voluntários (da organização e estagiários da Unisanta EAD). 

➡️Qualificação e quantificação

Em três dias de campo (tabulados e catalogados) os dados registrados apontam 16 residuos por 1 mil M2, 1,1 kg de resíduo por 1 mil M2 e 30,1 kg por voluntário. 

Com a ação realizada em agosto com a participação das empresas BUNZL LATAM e DSV LATAM onde tivemos mais de 110 participantes e 346 kg, realizada no Emissário, somam ao total 147 voluntários, 428 kg, ou seja, 2,9 kg por voluntário retirado neste ano somente em Santos. 

Ações de educação ambiental.

A Ecomov em Maio/24 mobilizou aproximadamente somente em Santos mais de 400 alunos do Núcleo Sambódromo Santos com palestras sobre projeto Guamyum – Resgate Ecológico e Caiçara e a realização do Abraço Ecológico, onde 200 alunos participaram do ato simbólico promovido pela ONG desde 2015.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *