ODS 18, 19 e 20: A expansão da Agenda 2030 pela Unesp

Desde que recebi o convite do Diário do Litoral para escrever sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fiz diversas releituras e leituras novas, uma delas sobre a criação dos ODS 18, 19 e 20. Todos os caminhos me levavam à Universidade Estadual Paulista (Unesp), e, mal imaginava que um convite da querida professora Raquel Cabral para a abertura da Semana de Relações Públicas do campus de Bauru me levaria a conhecer os professores que desenvolveram esse conceito. Agora, consigo escrever com propriedade, pois, mais importante que falar, é saber ouvir.

O Guia Agenda 2030 da Unesp, foi criado em 2020 em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a meta é alinhar ações e projetos da educação e da sociedade aos ODS. No contexto da Unesp, o guia orienta a integração dos ODS em atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão, destacando temas como igualdade de gênero, educação de qualidade, inovação, infraestrutura, redução das desigualdades e ação contra as mudanças climáticas.

Os principais objetivos do Guia Agenda 2030 da Unesp incluem: conscientizar e capacitar estudantes, professores e funcionários sobre a importância dos ODS e como suas ações podem contribuir para alcançá-los; integrar os ODS nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, formar profissionais comprometidos com a sustentabilidade; fomentar projetos de pesquisa e extensão alinhados com os ODS, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade; estabelecer parcerias com instituições, governos e organizações da sociedade civil para promover ações conjuntas em prol dos ODS; e implementar mecanismos de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pela universidade, para garantir transparência e eficiência.

Reimaginando a Agenda 2030

O Guia Agenda 2030 e o projeto Reimaginando a Agenda 2030 estão intimamente relacionados, ambos com o objetivo de integrar os ODS na educação e na sociedade. A iniciativa apresenta os ODS 18, 19 e 20: de Igualdade Racial; Arte, Cultura e Comunicação; e Direitos dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, respectivamente.

A proposta de reimaginar a Agenda 2030 a partir da realidade brasileira e dos povos do Sul Global, os novos ODS fazem todo o sentido: enfrentar o racismo, proporcionar ambientes sustentáveis no fazer artístico e preservar os povos originários nos países do Hemisfério Sul.

E os novos objetivos fazem parte de um esforço maior para contextualizar e promover a sustentabilidade no âmbito educacional, incentivando universidades, escolas e outros espaços educacionais a se tornarem agentes de mudança e construtores de um futuro mais justo e sustentável. Todos fazem parte disso tudo.

Times Higher Education Impact

O resultado desse trabalho é que a Unesp se destacou recentemente no Times Higher Education Impact Ranking, um dos principais rankings internacionais que avalia o compromisso das instituições com os ODS da ONU. A THE foi fundada em 1971 e é uma das principais fontes de informações sobre educação superior no mundo.

A Unesp alcançou resultados notáveis no ODS 9, que aborda Indústria, Inovação e Infraestrutura, posicionando-se entre as 10 melhores do mundo neste objetivo, ocupando a 9ª posição global. Esse resultado reflete o forte compromisso da universidade com a promoção da industrialização sustentável e da inovação. Impactando de forma real e ampla, mas esse assunto vou detalhar em um outro artigo.

E tudo isso só consegui conectar e trazer a narrativa porque fiz a pergunta errada para a pessoa certa. Agradecimento a professora Raquel Cabral pela acolhida e pelo trabalho fantástico!

Para conhecer sobre Guia Agenda 2030 da Unesp basta acessar o site https://www.guiaagenda2030.org/ ou no QR Code.

Artigo ODS no Diário do Litoral
http://gazetasp.com.br.s3-website-us-west-2.amazonaws.com/home/gazetasp/subdomains/pdf/diariodolitoral/2024/11/13/1136a2/issue11218.pdf

Fábio Tatsubô
Movimento ODS Santos


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *