Reunião definirá comissão organizadora da etapa santista da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

As emergências climáticas são o tema da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que tem início com as conferências municipais. Em Santos, sob a coordenação da Seção de Mudanças Climáticas (Seclima), da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Semam), a etapa acontecerá no dia 14 de dezembro, no auditório da Unifesp (Av. Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada).

Para organizar a conferência municipal, a Semam publicou chamamento aos interessados, para uma reunião que acontecerá na próxima quarta-feira (13), a partir das 14h, no auditório da Prodesan (Praça dos Expedicionários 10).

Para compor a Comissão Organizadora, estão sendo chamados os representantes da sociedade civil, setor privado e lideranças comunitárias.

O objetivo da etapa municipal é incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual.

“Nosso papel é garantir e facilitar os procedimentos necessários para que a etapa municipal possa ter a maior participação possível da sociedade”, explica o secretário de Meio Ambiente, engenheiro Márcio Paulo.

Para a 5ª Conferência, o Governo Federal dividiu os debates em cinco eixos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica e, por último, Governança e Educação Ambiental.

Cada cidade deverá discutir e apresentar duas propostas para cada um dos eixos, totalizando dez propostas. Na ocasião, também serão escolhidos os delegados que a cidade de Santos enviará para a etapa estadual.

Mais informações sobre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente podem ser acessadas no site do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (https://www.gov.br/mma).

Esta iniciativa contempla os itens 13, 14 e 15 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Ação contra a mudança global climática, Vida na Água e Vida Terrestre. Conheça os outros artigos dos ODS:  https://brasil.un.org/pt-br/sdgs


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *