Prefeitura de Santos participa de evento universitário sobre mudanças climáticas em Bauru

O Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos participou, na noite da terça-feira (29), da Semana de Relações Públicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, que segue com atividades até esta quarta-feira (30), no interior de São Paulo.

Durante a abertura do evento, que traz como tema ‘Relações Públicas, Organizações e Mudanças Climáticas’, o chefe do Depods, Fábio Tatsubô, abordou o papel dos ODS no enfrentamento dos desafios climáticos e a importância de parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento sustentável em nível local.

De acordo com a coordenadora da Rede Temática Unesp Agenda 2030, Raquel Cabral, a aproximação com a Prefeitura de Santos e o Movimento ODS Santos 2030 enriquece o diálogo com os universitários sobre o impacto dos ODS no território, aproveitando o sucesso das iniciativas da cidade como referência.

“Ficamos muito animados com essa aproximação, considerando os resultados já conquistados em Santos. A Unesp vem desenvolvendo projetos importantes que territorializam os ODS no contexto do Sul Global, como a publicação do ‘Guia Agenda 2030’ (www.guiaagenda2030.org), em parceria com a Universidade de Brasília, que propôs objetivos complementares voltados à realidade local. Entendemos a importância das parcerias multissetoriais a favor do avanço da Agenda 2030 em nosso território”, salienta a professora.

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos globais estabelecidos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas possam viver em paz e prosperidade. Já os três objetivos complementares propostos visam enfrentar questões como a igualdade racial, o acesso à cultura e a proteção dos povos originários.

Tatsubô destaca o papel central da colaboração entre municípios e instituições acadêmicas no avanço dos ODS. “O convite da Unesp de Bauru à Prefeitura de Santos para participar da Semana de Relações Públicas mostra como os ODS podem integrar instituições, cidades, professores e universitários em ações conjuntas pela Agenda 2030 e pelo enfrentamento do aquecimento global”, afirma.

Além de contribuir para a troca de experiências sobre os ODS, a programação da Semana de Relações Públicas e do Meeting, dois dias de atividades práticas, inclui painéis sobre o impacto das mudanças climáticas na comunicação e nas organizações, oficinas de sustentabilidade e uma ‘Batalha de Cases’ sobre gestão de crises ambientais.

Fonte: Prefeitura de Santos


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *