Alunos de Vilas Criativas de Santos aprendem sobre desenvolvimento sustentável e iniciam projetos

Sensibilizações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU enriqueceram as tardes de seis Vilas Criativas de Santos entre 18 de julho e 22 de agosto. Nesse período, a exposição itinerante ‘17 Cartoons para Mudar o Mundo’ esteve presente por uma semana em cada uma das seguintes localidades: Campo Grande, Aparecida, Vila Nova, Vila Progresso, Encruzilhada e Penha.

A iniciativa surgiu da necessidade de transformar as Vilas Criativas em um ambiente que trabalhasse diretamente com o desenvolvimento sustentável, conectando a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e a Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC). De acordo com o coordenador pedagógico Márcio Rodrigues, o resultado foi satisfatório e abriu portas para novos projetos.

“As pessoas começaram a debater o tema. Muitas aulas de artesanato, que já faziam a reutilização de materiais e a reciclagem, foram valorizadas nesse sentido. Implantou-se um entendimento da importância de cada um nesse processo”, revelou. “Penso que as Vilas Criativas, a partir de agora, poderiam virar ecopontos, captar águas da chuva, promover hortas e dar mais ênfase ao reaproveitamento de itens”, projetou.

A aluna Solange Cristina Languidi, que participou da sensibilização na Encruzilhada, afirmou que o desenvolvimento sustentável deve ser debatido constantemente na mídia, nas escolas e nos lares.

“Se não tomarmos consciência e não houver conscientização desde a base, nas escolas, até o fim da vida de todas as pessoas, vamos acabar morrendo em lixo. Esse assunto é extremamente importante. Em todos os lugares têm que haver um canal aberto à população. Precisamos de informação e de campanhas públicas para isso”, cobrou.

O representante do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) Bruno Valdevino complementou o pensamento de Solange, explicando que o tema era pouco conhecido entre os participantes das vilas e despertou curiosidade.

“Percebi que há uma fome enorme de conhecimento e por ações concretas. Muitos dos participantes nas capacitações manifestaram o desejo de contribuir. Quando viam resultados palpáveis, sentiam-se mais motivados a participar e a acreditar que podem fazer a diferença”, finalizou.

A exposição ‘17 Cartoons para Mudar o Mundo’ é uma realização do Movimento ODS Santos 2030, apoiada pela Associação Comercial de Santos (ACS), CDS Painéis, Ecofábrica da Zona Noroeste, MS Content, Nunes Projetos Incentivados, Rotary Club Santos Aparecida, RR Agro e RR Cargo, com articulação do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC) da Prefeitura de Santos.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *