Quando foi a última vez que você fez uma doação? Doar transforma realidades.
A reunião preparatória para o Dia de Doar vai acontecer em 30 de outubro, às 8h30, no JuicyHub, um convite para todos se integrarem nessa ação de doação e solidariedade.
Em Santos, a Rede Sementeira estará novamente em parceria com instituições da cidade para promover o #DoaSantos, fortalecendo a cultura da doação no município. Desde que foi oficializada no calendário municipal em 2023, com a Lei 4368/23, a iniciativa ganha força e se consolida como um marco de promoção da solidariedade.
No dia 30 de novembro, sábado, será realizada a segunda edição presencial do Doa Santos. A ação faz parte da campanha global Dia de Doar, que visa inspirar e mobilizar as pessoas do mundo todo a serem mais solidárias e generosas, e perceberem o quanto isso é poderoso. Em 2024, o Emissário Submarino será o cenário deste grande evento que se propõe a reunir a comunidade em torno do engajamento social, além de celebrar e conscientizar sobre a importância da doação, em seus mais diversos formatos.
Com uma programação que contará com uma variedade de entretenimento, como apresentações musicais e experiências interativas e culturais, o evento será um ponto de encontro para que as organizações sociais possam apresentar seu trabalho, dialogar com o público, promover e celebrar o Dia de Doar. Esta aproximação tem como intuito destacar como a contribuição de cada pessoa fortalece as entidades do terceiro setor, impulsionando um impacto duradouro e positivo em toda a comunidade, e também como podemos transformar os espaços que percorremos ao promover cidadania, gentileza e generosidade em nossas ações.
No ano passado a celebração ocupou o bulevar da Rua Othon Feliciano, no Gonzaga. Quem passou pelo local pôde apreciar apresentação de coral, contação de histórias entre outras interações, além de conhecer e saber como colaborar com o trabalho das 11 organizações que fizeram parte do evento.
Nesta edição, até o momento estão confirmadas as entidades:
● AIS Gota de Leite ● Instituição de Assistência à Criança Professora Edna Souza – Creche Tia Edna ● Associação de Pais Pró-Centro de Recuperação para Excepcionais – CEREX ● Núcleo de Reabilitação de Deficiência Intelectual São Vicente de Paulo – NUREX ● Lar Veneranda ● Casa da Esperança ● Centro Espírita 30 de Julho ● Núcleo de Atendimento à Portadores de Necessidades Especiais – NAPNE ● Creche Estrela Guia ● Educandário Anália Franco ● Associação Comunidade de Mãos Dadas – ACMD ● Educandário Santista ● Associação Espírita Seara de Jesus – Meimei Escola de Educação Especial ● Instituto Querô ● Associação Equoterapia ● Grupo de Apoio e Inclusão Social e Profissional – GALP ● Escola Portuguesa ● Instituto Elos ● Instituto Procomum ● Instituto Neo Mama ● Instituto Lixo Zero ● Centro Espírita e de Caridade Dr Luiz Monteiro de Barros ● Casa Vó Benedita
Como surgiu o Dia de Doar? O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação).
A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), a campanha faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas e materiais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.
Deixe um comentário