World Cleanup Day: mutirão de limpeza na praia acontece neste sábado em Santos

Uma grande mobilização em prol do Clean Up Day (ou Dia Mundial da Limpeza, em português) tomará a praia do Gonzaga neste sábado (21), das 9h às 13h. A organização espera que cerca de mil voluntários participem da ação, que terá a Praça das Bandeiras como ponto de encontro.

A atividade é uma iniciativa do Projeto SurfLimpeza em parceria com  Instituto Mar Azul, MamiWata, Mantas do Brasil, Ecomov, Movimento ODS Santos 2030, apoio do Hotel Comfort, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Marimex, Sicred, Lachmann, Transbrasa, Volcafe, Sea Shepard, Green Eltron, Rotary Porto e Unimar.

Os participantes serão instruídos na primeira hora sobre como funcionará a coleta. Em seguida, o grupo será dividido em três equipes para realizar a limpeza por uma hora. Por fim, está prevista a separação dos resíduos para gerar uma classificação e, consequentemente, a destinação correta ou reaproveitamento.

O educador ambiental Daniel Frank Thomas revela que a expectativa de público é alta devido à participação de 2023. “No ano passado, recebemos esse número de voluntários e, neste ano, convidamos mais empresas, associações e movimentos. Acredito que essa energia humana em relação à nossa Terra engaje cada vez mais pessoas na causa”, descreve.

A mobilização, que teve uma reunião preparatória no último dia 10, no Comfort Hotel, na Ponta da Praia, integra as ações da Global Week #ACT4SDG’s (ou Semana Global pelos ODS, em português). A campanha reúne diversas ações voltadas para questões ambientais, econômicas e sociais em setembro. No ano passado, Santos registrou 370 ações no site da ONU. Para este ano, a meta é atingir 3 mil.

DIAGNÓSTICO NA BAIXADA SANTISTA
Surf Limpeza realizou um levantamento com base em ações ambientais..Os dados apontam uma situação alarmante em Santos. Em 2023, a instituição coletou 40 kg de resíduos por mês. Aponta, ainda, cerca de 481 kg de microlixo durante o ano. Com materiais separados e limpos, foram produzidas 490 peças de arte. Uma alternativa para reciclar e educar crianças, adultos e idosos, por meio de oficinas.

O IMPACTO DO LIXO MUNDO
De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, o plástico é o material mais presente nos rios, representando 48,5% dos detritos que chegam aos oceanos. O estudo da Abrelpe também revelou que mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no país acabam nos rios e mares anualmente, um volume capaz de cobrir mais de 7 mil campos de futebol. Além disso, outros 29,7 milhões de toneladas de lixo têm destino inadequado, como lixões e aterros ainda em funcionamento, o que pode resultar em um aumento de 5 milhões de toneladas de plásticos no mar a cada ano.    


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *