Votação para escolha da logomarca do ODS 18 termina nestes dias

ODS 18 é uma iniciativa voluntária do Brasil para colocar o enfrentamento as discriminações étnico-raciais no centro dos esforços para o desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030. A iniciativa tem sido liderada pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério da Igualdade Racial.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembleia Geral da ONU em setembro do ano passado. Desde então, foram estabelecidas metas que serão incluídas no ODS 18, entre elas: eliminar a discriminação étnico-racial no trabalho; eliminar as formas de violência contra povos indígenas e afrodescendentes; garantir acesso ao Sistema de Justiça por pessoas negras e indígenas; promover memória, verdade e justiça para a população negra e indígena.

Em 23 de julho de 2024 foi lançado o Concurso para Logomarca do ODS 18 pelo PNUD, com o objetivo de escolher uma marca que representasse, a partir de uma concepção de participação social, elementos da brasilidade na Agenda 2030 e que estivesse alinhada à identidade visual dos demais 17 ODS. As propostas poderiam ser enviadas até dia 22 de agosto, prazo final estabelecido em edital.

Ao todo, foram recebidas 259 propostas, sendo homologadas 123. Entre elas, 54 pessoas responsáveis pelas propostas se auto identificaram como negras, pretas ou pardas, 68 (como brancas, uma como indígena. Cento e trinta e seis propostas não foram homologadas por não terem apresentado os arquivos obrigatórios apontados no item 3.3 do edital. A comissão julgadora analisou as marcas e seus manuais de identidade visual com base nos critérios previstos, são eles: criatividade, originalidade, aplicabilidade e comunicabilidade.

Em 03 de setembro foram anunciadas as propostas selecionadas pela comissão julgadora que considerou as melhores expressões gráficas do tema da igualdade étnico-racial, seus impactos na sociedade brasileira e a importância desta luta histórica.

No período de 5 a 19 de setembro, as finalistas serão submetidas à votação pública na plataforma Participa + Brasil. A vencedora será divulgada em 20 de setembro e receberá R$10 mil em premiação pagos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. O edital do concurso prevê que os direitos de imagem sejam cedidos ao governo brasileiro. A marca e a identidade visual serão utilizadas nas ações do governo brasileiro, dos organismos das Nações Unidas no Brasil e nas ações de internacionalização do ODS 18.Clique aqui e escolha a marca do ODS 18.


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