Saúde 5.0: Porto & Cidade Inteligente 2030 acontece na AEAS

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS comprometida com o Movimento ODS Santos 2030 lança na ocasião da assinatura do Termo de Compromisso ODS o programa:

Este programa, em aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ONU) e agenda ESG, visa criar uma rede regional de Saúde 5.0 integrando os ecossistemas do porto e cidade.

Para alcançar esses objetivos o programa pretende criar ações estruturantes em três eixos:
• Desenvolvimento da cultura em Saúde 5.0: Porto & Cidade Inteligente,
fundamentos e conceitos de desenvolvimento e implantação;
• Capacitação e atualização dos profissionais de saúde, engenharias,
arquitetura e urbanismo em tecnologias habilitadoras da Saúde 5.0, pesquisa, desenvolvimento e aplicação.
• Ações e Políticas Públicas: (i) fomento de inovações tecnológicas indutoras de desenvolvimento econômico regional; (ii) estratégia de vigilância epidemiológica com Secretaria Estadual de Saúde de SP e Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde; (iii) implementação de Telessaúde do Trabalhador e profissionais do transporte; (iv) organização de Coordenadoria de Logística de Telessaúde Portuária baseada na Lei Municipal de Telessaúde Integrada; (v) instituir programa de promoção de saúde do trabalhador, familiares e comunidade do entorno portuário; (vi) prevenção de doenças, com foco em IST/AIDS etc.

A AEAS atuará como braço técnico do programa agindo em conjunto com instituições públicas e privadas de saúde, tecnologia, infraestrutura e urbanismo.

Após o lançamento do programa será criada a coordenação multidisciplinar, a fim de agregar recursos humanos especializados comprometidos com o desenvolvimento das ações estruturantes.

A coordenação receberá treinamento técnico para desenvolver e ou mentorar soluções tecnológicas aderentes aos objetivos do programa. Assim como suporte para desenvolver propostas de políticas públicas em todas as esferas que contribuam com o programa.

Justificativa: A idealização desse programa nasce a partir das bem-sucedidas experiências do programa Jovem Doutor, programa que promove o engajamento social em prevenção de doenças e complicações, a partir estudantes das escolas municipais, por meio da educação vivencial e espaços culturais de saúde. É uma ação que amplia a atenção primária em saúde para dentro das famílias e suas comunidades e por meio da Estação de Telessaúde de Bem-estar, implementa a Telessaúde nas Escolas.

Santos é o primeiro município da história do país a contar com a leis municipais que oferecem o subsídio jurídico para a instituição de um programa da Telessaúde Portuária.

São as leis municipais de Telessaúde Integrada (4.204/23 – sancionada no dia 29 de maio de 2023, com o respectivo decreto do prefeito, 10.235 de 01 de novembro de 2023 e as Lei de Santos Jovem Doutor, de 12 de janeiro de 2021.

[…] Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a instituir no âmbito do município de Santos o Programa “Santos Jovem Doutor”, com o propósito de estimular as atividades de prevenção e promoção da saúde com estudantes do ensino fundamental II.

Art. 2º O Programa funcionará através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação do município e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio da disciplina de Telemedicina […].

Historicamente os portos são a porta de entrada das endemias e pandemias, bem como os milhares de profissionais de transporte e logística que contribuem com o porto tornamse potenciais vetores em nível transnacional como ocorreu com a pandemia de CoVid-19, onde ficou demonstrado por estudos que as rotas de caminhoneiros eram vias de aceleração de contágios. Além desses fatores, outros problemas são característicos e contínuos, como Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS, Tuberculose, Hanseníase, entre outros.

Assim o Programa Saúde 5.0: Porto & Cidade Inteligente 2030 tem o potencial de tornar-se uma referência nacional além de proporcionar:

• Defesa sanitária para os trabalhadores portuários, de transporte, turismo e viajantes;
• Rede de Saúde 5.0 integrada do trabalhador, familiares e comunidade;
• Prevenção de acidentes laborais através da detecção precoce de doenças crônicas, como Diabetes, Hipertensão Arterial Sistêmica, Doenças Cardiovasculares, afecções de oculares/ visão, dependências químicas etc.;
• Criação de um ecossistema em tecnologias habilitadoras da Saúde 5.0 para os profissionais de saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo em pesquisa, desenvolvimento e aplicação;
• Criação de programas de linhas de cuidados com Telemonitoramento, implementação de programas de prevenção de acidentes e contágios de doenças, Tele triagem, Programas de Saúde Mental/ Emocional, Cuidados Multiprofissionais de forma integrada, Tele orientação de Vacinação etc.;

Público: O público-alvo é composto por gestores públicos e privados com poder decisório em ações estruturantes para a implantação e consolidação do programa a proposto; profissionais de saúde, de SST, das áreas de tecnologias habilitadoras da Saúde 5.0, gestores de empresa portuária, de transporte, logística entre outros; órgãos anuentes e intervenientes de porto e cidade; interessados e membros da comunidade.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Prof. Dr. Chao L. Wen
Livre Docente, Professor Associado da USP, Chefe da Disc. de Telemedicina da FMUSP, Líder do Grupo de Pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth no CNPq/MCTIC e, responsável por desenvolvimento e avaliação Projetos de Telemedicina, Telehomecare, Casas Inteligentes e eCare.

Audrey Kleys
Autora da lei municipal que instituiu o programa Santos Jovem Doutor.

Fábio Tatsubô
Chefe do Departamento de ODS da Prefeitura Municipal de Santos

Arq. MSc. Mariana Mie Chao
Arquiteta, Mestre pela Gerontologia da USP (Estação de Telessaúde). Atua em Arquitetura Integrada a Telessaúde de Estilo de Vida, certificada pelo HBC-Pro – Healthy Building Certificate (selo casa saudável) e consultora do SESI em Estação de Telessaúde para Saúde do Trabalhador.

24 de setembro de 2024, auditório da AEAS – Saúde 5.0: Porto & Cidade Inteligente 2030

Programação:

8h30 – Credenciamento e welcome coffee

9h00 – Abertura
Assinatura do Termo de Compromisso AEAS: Movimento ODS Santos
Autoridades Convidadas: Governo Federal, Estadual e Municipal; CREA; CAU; CRM; CRO; Crefito; Porto De Santos; Sindicatos, Ogmo, Dirigentes Empresariais e Comunitários.

10h30 – Palestra Magna Saúde 5.0 – Com Prof. Dr. Chao (FMUSP)
– Fundamentos de Saúde 5.0
– Humanização da Saúde Através da Telemedicina
– Capacitação e atualização profissional

12h00 – Almoço

14h00 – Palestra Institucional CREA-SP

14h15 – Programa Jovem Doutor e Lei Municipal de Telessaúde Integrada – Com Audrey Kleys

15h00 – Painel: Relação Porto-Cidade e Tecnologias 5.0 – Com representantes do Porto de Santos e Inova HC
– Integração Porto-Cidade e políticas de saúde
– Saúde e Segurança do Trabalho 5.0
– Inovações Tecnológicas: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

17h – Network coffee – Encerramento

Parceria: CONFEA | CREA-SP | MÚTUA-SP
Realização: AEAS


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *