Mais de 300 kg de lixo foram retirados na praia de Santos em ação de limpeza

.Neste último sábado, dia 31/08, foi realizado o mutirão de limpeza de praia no Parque Roberto Mario Santini – Emissário Submarino de Santos com a participação de mais de 100 voluntários de ONGs e empresas da região e grande São Paulo.

A ação coordenada pela ONG Ecomov – Ecologia em Movimento junto as empresas DSV Santos e Grupo Bunzl Movimento Guardiões do Meio Ambiente que coletaram mais de 300 kg de lixo no entorno do parque. Uma ação recorde para a organização no local.

“Desde 2017 quando realizamos a primeira ação no Quebra Mar, nunca havíamos retirado uma quantidade tal grande de resíduo como esta. Surpreendeu à todos”, afirma a equipe da Ecomov.

A ação feita em diversos pontos, seguindo sentido ao canal 1 onde colheram resíduos de menor tamanho (micro resíduo) oriundos de consumo local como tampinhas, fragmentos de embalagens alimentares, canudos e outros.

O outro grupo de participantes coletaram resíduos sentido divisa do José Menino ( Santos e São Vicente) onde registraram a maior quantidade de materiais com destaque para peças de roupa e cama como camisas, calças, tênis e sapatos e um edredom. Outros materiais foram achados em meio as pedras (entorno do parque) de maior proporção (macro resíduo) como embalagens alimentares, garrafas pets, latas de alumínio, madeira, artigos de pesca e outros fragmentos de plástico.

Balanço
Foi contabilizado 346,43 kg de lixo retirado na ação, sendo feito 49 pesagens (47 sacos plásticos) e 2 pesagens de tecidos e madeira, de maior proporção.

O descarte dos resíduos teve apoio da empresa de limpeza urbana @terracomconstrucoes no qual orientaram a forma mais adequada de descarte correto e viável no local.

Em média, foram retirados 3,2 kg de lixo por participante.

A ação teve um raio de influência de aproximadamente 42 mil m2, sendo considerando 8,2 kg por cada 1 M2 de praia.

Tabulação.
O levantamento em relação as pesagens apontam 42,3% os tecidos, 15,2% madeira, 37,4% embalagens alimentares e 4% em destaque para vidros e metais.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *