Estão abertas as inscrições para a exposição de jogos independentes da segunda edição da Santos Game Power Up, que acontece em 14 de setembro, no Teatro Municipal Braz Cubas. O encontro, com programação totalmente gratuita, busca aproximar os desenvolvedores da Baixada Santista aos consumidores de games, que poderão testar as criações e dar feedbacks. No ano passado, a Expo Indie reuniu projetos de 28 desenvolvedores. Agora, a expectativa da iniciativa do Movimento ODS Santos 2030 é de 40.
Para se inscrever, basta preencher o formulário com informações sobre o projeto, estúdios de criação e telefones de contato (Inscrever-se aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfe9Idq1WXPC2onQkzhs1ypcFJyc8Z7eo4DwCqVoquUk251yw/viewform). Elton de Melo, representante do grupo 13-bit, revela que é uma ótima oportunidade para a comunidade ganhar mais visibilidade. O 13-bit reúne mais de 250 desenvolvedores e cerca de 40 estúdios da região.
“São muitas experiências que serão oferecidas, como mostrar o jogo a um público fora do nicho, ganhar feedbacks assertivos para encontrar erros e melhorias, bem como conhecer e criar parcerias com desenvolvedores mais experientes”, enumera.
Já o cofundador do Pixel Café, Renato Figueiredo, destaca que o cenário de games é crucial para a economia e que os desenvolvedores independentes merecem cada vez mais reconhecimento. Aliás, de acordo com a consultoria Newzoo, o mercado brasileiro, com mais de 100 milhões de jogadores, movimentou R$ 13 bilhões em 2022.
“Acreditamos que, com mais acompanhamento, capacitação e investimentos, a mão de obra deve ser mais envolvida neste ecossistema. Portanto, a exposição é fundamental para que os possíveis investidores e os consumidores em geral conheçam os projetos e aumentem as demandas”, explica.
Fomento aos eSports
Dentre as atrações da Santos Game Power Up, estão as competições de eSports. O administrador do Z13 Game Club e realizador do evento, André Prata, enfatiza que a proposta é integrar um circuito de jogos eletrônicos na cidade para explorar o crescente interesse nestas competições. Inclusive, de acordo com outro levantamento da Newzoo, de 2019, 43% dos espectadores de torneios de eSports têm entre 10 e 24 anos, enquanto no esporte mais popular entre os brasileiros, o futebol, 24% do público tem essa idade.
“A integração de jogos independentes com eventos de eSports pode criar uma plataforma robusta para desenvolvedores, jogadores e profissionais do setor se conectarem e compartilharem experiências. Além disso, eventos como esses têm o potencial de impulsionar a economia local, atraindo patrocinadores e turistas, além de promover o talento regional no cenário de produção de jogos e nos eSports”, projeta Prata.
#ACT4SGDs
Evento integra a Semana Global de ações ODS da ONU por meio do ODS 11 Inovação e suas séries de atividades como a Game Jam – Desafio ODS para enfrentamento de indicadores vermelhos do IDSC BR. Acesse o mapa global dos ODS: https://act4sdgs.org/global-map/
Deixe um comentário