Celebrando os 110 anos da Assistência à Infância de Santos (AIS) Gota de Leite, a exposição semestral ‘ODS na Gota’ apresentou à comunidade as atividades realizadas ao longo do semestre das crianças da Educação Infantil, que abordaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dentro do Movimento ODS Santos 2030. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira (28), com programação variada que também incluiu apresentações dos projetos de judô e musicalidade na sede da entidade localizada no bairro Encruzilhada.
Entre as iniciativas apresentadas, estava o ‘Gotas Sábias’. O projeto capta e reaproveita água de três aparelhos de ar-condicionado da entidade. A iniciativa partiu da própria turma do Pré-A, que instalou um sistema de captação e criou um manual sobre o reaproveitamento. As alunas Laura Novaes e Khepri Severino, de 6 e 5 anos, respectivamente, comemoraram o resultado do projeto que já coletou cerca de 80 litros.
“A gente reúsa para não gastar mais e ficar sem água no planeta”, contou Khepri. O aprendizado também foi compartilhado com os pais. “Em casa, a minha mãe pegou água da chuva e já lavou o banheiro e um tapete”, complementou Laura.
Enquanto isso, o Pré-B mesclou literatura e educação artística no tema ‘Contando e Encantando’, que levou as crianças a conheceram clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Os Três Porquinhos e O Mágico de Oz. Os alunos criaram suas próprias histórias e produziram os personagens com material reciclado. O Pinóquio, por exemplo, foi recriado com rolo de papel higiênico e folha sulfite. O Jardim B também trabalhou a contação de histórias com o projeto ‘Recontos que Encantam’.
Focando na preservação ambiental, as crianças dos Maternais 2A e 2B se dedicaram à vida marinha e terrestre. O 2A participou de uma ação de limpeza da praia em parceria com o projeto Surf Limpeza, retirando 1.161 resíduos da areia. A turma aproveitou o material recolhido para criar esculturas de animais marinhos, acabadas com resina. No Maternal 2B, os alunos visitaram o bosque para conhecer diferentes espécies de pássaros e insetos.
Por fim, o Jardim A desenvolveu o projeto ‘O Caminho da Compostagem: Um Processo Infinito’, em parceria com o Gota + Verde, que atua há quatro anos com horta urbana, floresta urbana e composteira, já tendo produzido mais de uma tonelada de adubo. No primeiro semestre, as crianças aprenderam como funciona a transformação dos alimentos desperdiçados, acompanhando a construção da composteira com resíduos de alimentos do refeitório da entidade. Depois, criaram suas próprias composteiras, em potes de sorvete, com cascas de banana e ovo e borra de café.
O biólogo Pedro Trasmonte revelou que a atividade despertou a curiosidade das crianças, que toda quarta-feira se engajavam na aula prática. “Foi um processo transformador. A gente dá as ferramentas e eles juntam tudo isso e constroem. Assim, o aprendizado se torna significativo”, disse. “Minha ideia é que essa turma continue fazendo a compostagem, para no fim do ano fazermos um plantio de mudas em praças da Cidade com esse adubo”, finalizou.
A ação também teve apresentações dos projetos Musicalidade na Gota, Gotas no Judô e Gotas no Tatame, além da exposição itinerante ‘17 Cartoons para Mudar o Mundo’, que coloriu o Encontro das Cidades ODS com ilustrações que propõem uma reflexão sobre cada um dos ODS.
COMPROMISSO COM A AGENDA 2030
O evento ‘ODS na Gota’ partiu da iniciativa da instituição de compreender e multiplicar os ODS, envolvendo mais de 400 alunos, cerca de 70 colaboradores e a comunidade. A supervisora de desenvolvimento institucional na Gota de Leite, Tássia Tostes, explicou que a participação foi desde o setor social até a nutrição. A entidade ofereceu um suco verde de ora-pro-nóbis para degustação durante o evento.
“Recebemos feedbacks incríveis, com transformações nas casas das crianças. Isso é engrandecedor, pois faz parte do nosso trabalho diário de aprendizado. Acredito que conseguimos conectar a missão da Gota de Leite, de transformação e de educação, com o movimento que está acontecendo na Cidade em prol da Agenda 2030”, concluiu Tássia.
As comemorações do aniversário da Gota de Leite também incluíram a instalação de uma cápsula do tempo no jardim de entrada da entidade, contendo bilhetes repletos de sonhos, mensagens e expectativas para o futuro. A cápsula será aberta em 2030, ano chave para a Agenda 2030.
Deixe um comentário